terça-feira, 13 de julho de 2010

Dica importante! Escolha do personagem.

A escolha do personagem é o primeiro passo para se fazer um cosplay, e sem dúvidas um dos que mais influenciam no resultado final do trabalho!



Você deve escolher o personagem baseado em alguns pontos:



1 - Identificação física:

É interessante que você escolha um personagem que possua características físicas semelhantes as suas, principalmente relacionado àquelas características que não são de fácil modificação (como estatura, forma física, cor da pele, etc.). E quanto mais naturalmente parecido você for com o personagem que você quer fazer o cosplay, mais natural e mais fiel vai ficar quando você o fizer.

Existem MUITOS personagens que se pode fazer um cosplay, das características mais diferentes (altos, baixos, brancos, negros, sarados, gordos, magros, loiros, morenos, ruivos) e com certeza você pode se adaptar a um.

Apesar das características físicas serem importantes, é necessário acrescentar que, se você está fazendo o cosplay apenas por diversão (sem fins de concurso), gosta muito de um personagem e não se incomoda com a opinião alheia, pode fazer cosplay de qualquer personagem.

Estas dicas acima são apenas para orientar aqueles que procuram fazer cosplays o mais semelhante possível.

Entretanto existem características que podem ser alteradas, como cor de cabelo (seja com tingimento ou peruca), tamanho do cabelo (com apliques ou peruca), cor da pele (com pó, base, tinta ou pancake), cor dos olhos (lentes de contato) e etc. Porém a utilização desses artifícios pode deixar bem caro o seu cosplay, e você precisa estar financeiramente progamado para isso.


2 - Identificação psicológica:

Para um cosplay não é necessária apenas aparência, mas também interpretação do personagem.

Para facilitar, muitas pessoas costumam fantasiar-se de personagens com características psiscológicas semelhantes às suas, pois será bem menos trabalhoso construir e interpretar a personalidade do mesmo. Entretanto esta é a caracterítica mais passível de transformação (não necessariamente fácil), e aqueles que possuem certas habilidades com teatro podem facilmente contorná-la.


3 - Estética:

Muitas pessoas fazem um cosplay pela beleza do seu personagem. Tanto pelo personagem em si quanto pelas roupas, armaduras ou acessórios que ele utiliza e com certeza isso conta para a escolha de um personagem.


4 - Apresentação:

Principalmente para concursos, muitos cosplayers escolhem o personagem não apenas pelas características físicas ou psicológicas que este possui, mas sim por poder contruir com ele uma boa apresentação, muitas vezes digna de premiação.

É extremamente gratificante para um cosplayer quanto este faz uma apresentação onde o público fica empolgado, comemora e aplaude e com certeza é um ponto de extrema importância para a escolha de cosplays quando o objetivo é a apresentação em palco.


5 - Desafio:

Em alguns casos, quando as pessoas já tem um certa experiência com cosplays, existe um fator importante na desição da escolha do personagem, que é o desafio em fazê-lo. Aí as regras de identificação física e psicológicas vão abaixo, porque o importante é fazer um cosplay bem difícil, seja por características físicas bem distintas da pessoa, seja por roupas ou acessórios complicados (armaduras, asas, espadas, cetros, etc.).


Bem, dados os pontos importantes, vamos a algumas dicas:

Dica 1: Estes pontos normalmente não estão distintos uns dos outros, assim use a combinação de várias destas características e seu cosplay tem grandes chances de ficar maravilhoso. Não as use, e infelizmente ele tem grandes chances de não ficar assim tão semelhante ao original.

Dica 2: Se você está começando, vale também escolher o cosplay pelo figurino mais simples e com menos detalhes e acessórios; assim a chance de não errar é maior. Com tempo e experiência é natural adquirir as habilidades necessárias pra se arriscar em modelos cada vez mais complexos.


E nunca se esqueçam do objetivo principal de fazer um cosplay: Se divertir!

então...

Divirtam-se!

obs.: clique aqui e veja um site que eu encontrei com ÓTIMOS cosplays e comparações com seu personagem original.

2 comentários:

  1. Aonde moro as pessoas não fazem concursos pois não existe um festival apenas para isso,então todos são simples mas daqui a alguns anos começara a ter competições,espero fazer uma delas.

    ResponderExcluir
  2. Poxa esse Blog está me ajudando muito!! tirou todas as minhas dúvidas! MUITO OBRIGADO!!!! *0* ;)
    (y)

    ResponderExcluir