----------------------------------
OK! Você deu uma olhadinha batuta por aí, gostou do nosso hobbie lindo de morrer e decidiu virar um cosplayer também? Ótimo! Mas vamos com calma com as coisas. A não ser que você queira fazer um cospobre ou algo para ser propositalmente tosco, não saia se enrolando em pedaços aleatórios de cetim, pintando o cabelo com papel crepom e gritando "MAMÃE SOU COSPLAY TÔ GATZ -Q!". Cosplay não precisa ser algo que vai acabar com sua vida financeira (vamos tratar disso num próximo post), mas, caso você queira fazer tudo nas coxas e ainda assim ter um cosplay bonito, sinto lhe informar que você vai acabar todo(a) cagado(a). Nesse post, pretendo te dar dicas para seu cosplay ficar melhor. Algumas são simples, outras nem tanto, mas elas vão valer a pena no final.
• Perucas (de kanekalon) são suas amigas: a não ser que você tenha algum fetiche estranho por sentir uma tinta vagabunda diluída em seu suor escorrendo pela sua nuca e sujando toda a sua roupa, fuja dos sprays de carnaval como o diabo foge da cruz. Se você também não quiser ficar com um brilho estranho pra cacete na cabeça em todas as fotos e ter um cabelo que parece palha de aço, fuja das perucas nacionais também. Tudo bem que nem todas as nacionais são horríveis (as mais escuras não parecem tão artificiais), mas as perucas de fio internacional (kanekalon, tokyokalon etc.) são muito superiores. Elas têm aparência muito mais natural, ficam mais bonitas em fotos e, se você souber pesquisar direito no eBay e em importadores, não saem tão caras assim.
• Maquiagens (de qualidade) são suas amigas: se você é aquele tipo de homem que se acha o macho alfa do bando e diz que nunca vai usar maquiagem nem debaixo de muita porrada, não venha reclamar comigo se sua pele brilhar feito uma coxinha gordurosa e suas espinhas brilharem feito estrelas no céu. Uma base, um corretivo e 5 minutos corrigem esse problema e te deixam muito mais apresentável em público, já que, apesar do Photoshop poder salvar suas fotos depois, a coisa pode ficar feia em público. Também não tenha vergonha de aparar as sombrancelhas e usar o método para pintar sombrancelhas temporariamente. Monocelhas não são nada agradáveis e ter sombrancelhas pintadas na cor do cabelo do seu personagem dá um toque especial ao cosplay. Em todo caso, procure maquiagens de qualidade, pois elas ficam muito melhores na pele e são bem mais seguras. Se for pintar o rosto de alguma cor exótica, procure maquiagens profissionais, das usadas por palhaços. Tintas faciais, do tipo "Pintando a Cara", ficam manchadas, derretem em pouco tempo e vão te sujar todo.
• Planejamento é seu amigo: se você vai num evento depois de amanhã, não saia por aí achando que você vai fazer um cosplay a partir do zero em 2 dias, chegar no evento e abalar Bangú. Se o seu cosplay for de armário e não precisar de nenhum acessório e você já tiver o cabelo do personagem (L e Raito de Death Note, Shinji de Evangelion e por aí vai), tudo bem, mas se quiser ir um pouco além e fazer algo que precise de peruca, uma roupa um pouco mais diferente e/ou um acessório, deixe para estreiá-lo depois. Você vai acabar tendo que correr, fazer tudo com pressa e pode acabar parecendo um desastre natural ambulante. Não dizem que a pressa é inimiga da perfeição à toa, fikdik.
• Detalhes são seus amigos: se a roupa/acessório do seu personagem tem um detalhe, ele não está lá de brinks. Se você for achando todo detalhe mais complicadinho uma "bobeirinha" que pode ser deixada de lado, sua peça vai acabar "lisa", sem nada que chame a atenção e a torne diferente do resto. Ah, dica importante: Naruto não usa All-Star e Ichigo não usa Melissa. Entendeu? Não? Tá, vou ser direto: não se esqueça dos calçados dos seus personagens. O que eu já vi de cosplays bem bonitos que usavam calçados nada a ver não está no gibi. Eu sei que mexer com sapatos, botas e coisas do tipo é chato, mas é bem melhor ter esse trabalho do que ver as pessoas apontando (e rindo) pro seu pé e esquecendo de todo o resto que você suou pra fazer, né champs?
• Dinheiro (às vezes) é seu amigo: Pense nos projetos que você quer fazer e faça uma boa pesquisa, anotando os preços de tudo: peruca, lentes, material para fazer acessórios, mão-de-obra de cosmakers/costureiras/whatevers para cada um deles. Some tudo e veja quanto vai ser mais ou menos o seu gasto com cada cosplay que você pretende fazer e analise: se você está num mês complicado financeiramente e não tem muitos recursos, faça o projeto que se encaixa na sua verba ou, caso nenhum se encaixe, guarde seu dinheiro até ele ser suficiente para fazer o que você quer. Não tente sair comprando tudo do mais barato possível, pois o mais barato, muitas vezes, não é o melhor. É melhor esperar o seu cosplay se encaixar na sua verba do que obrigar sua verba a se encaixar no seu cosplay.
----------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário